December 21, 2005

got coffee?


você se dirige a máquina de café da empresa com 0,20, o preço do cafezinho. Chegando lá, verifica que alguém deixou 0,20 de crédito. Você aproveita/utiliza/furta o $ de outrem e sai com café e $? Você deposita suas moedas e sai com o café? É errado usar os centavos deixados por alguém? Se você se aproveita você se sente naturalmente bem? O valor torna irrelevante?

Se todos deixassem centavos a mais, criaríamos um crédito permanente que permitisse café "grátis" a quem porventura um dia se encontrasse sem $$ ? Ou, como na teoria capitalista do pote de biscoitos, isso jamais seria possível, pois sabendo da existência desse crédito as pessoas simplesmente nem mais buscaríam café com dinheiro?

1 comment:

Léo Olmos said...

desconsiderando a teoria do pote de biscoitos (o que as pessoas fariam se todo mundo deixasse um crédito na máquina de café), a gente pode pensar o seguinte:
se todos estão deixando créditos para que a próxima pessoa já tenha um crédito, caso ela não tenha grana, eu acredito ser um esforço desnecessário. Todo mundo pagaria pelo café do próximo, contando que algum dia alguém pode estar sem grana.. Eu acho mais fácil (até mais eficiente e capitalista, porque nesse caso a máquina de café é mesmo capitalista) cada um pagar pelo seu próprio café. A questão de buscar financiamento fica a cargo da eventual pessoa que não tem os 20 centavos.. Aí ela precisa buscar por fora essa grana. Cria-se mais um setor na economia, o financeiro.
São coisas diferentes e acho que não dá pra misturar - café e dinheiro.
Senão vira bagunça.

hehe curti esse blog, agora vou visitar sempre!