March 26, 2006

Waking Life (trecho)

Eu acho que pelo nosso ponto de vista do mundo contemporâneo, é fácil pensar que a ciência vai tirar o lugar de Deus. Mas alguns problemas filosóficos vão continuar dando trabalho. Veja o problema da vontade livre. Este problema existe a muito tempo, desde antes de Aristóteles, em 355 a.C. Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, e seus homens ficavam preocupados em como podemos ser livres. Se Deus já sabia antes tudo que íamos fazer...
Hoje em dia sabemos que o mundo funciona de acordo com algumas leis físicas fundamentais, e essas leis governam o comportamento de cada coisa no mundo. Agora, essas leis porque são tão confiáveis permitem incríveis realizações tecnológicas, mas, olhe para você. Também somos sistemas físicos não é? Somos apenas combinações complexas de moléculas de carbono. Somos maioria água. E nosso comportamento não vai ser uma exceção a essas leis físicas básicas. Então, começa a aparecer, se Deus já planeja tudo com antecedência e sabe tudo que vamos fazer ou se essas leis físicas básicas governam tudo. Não sobra muito espaço para a liberdade.
Então não tente fingir que ignora a questão, ignorando o mistério da vontade livre. Dizendo: “Ah, é apenas uma piada histórica, é bobagem, é uma pergunta sem resposta, então deixa isso pra lá”. Mas a pergunta continua encarando seu rosto se você pensa em individualidade. Por exemplo, quem você é. Quem você é é na maioria uma questão das escolhas livres que faz, ou se responsabiliza. Você só pode se sentir responsável, só pode ser considerado culpado, só pode ser admirado ou respeitado por coisas que fez por sua vontade própria. Então a pergunta continua voltando e não obtemos uma solução para isso. Começa a parecer que todas as suas decisões são apenas uma charada.
Pense como isso acontece. Existe uma atividade elétrica em seu cérebro. Seus neurônios mandam um sinal para seu sistema nervoso, e ele passa através dos seus músculos, eles se contraem. Podemos dizer que alcança o nosso braço. Parece uma vontade livre de sua parte, mas cada um deles, cada parte desse processo, é na verdade governado pela lei física, lei química, lei elétrica e assim por diante.
Então agora começa a parecer que uma corrente arma as condições iniciais. E todo resto de sua história, todo o resto da história humana e mesmo antes, era na verdade uma brincadeira de partículas atômicas. De acordo com essas leis básicas e físicas, nos achamos especiais, achamos que temos uma dignidade especial. Mas que agora está sob ameaça, quer dizer, está muito desafiada por este quadro. Então você pode dizer: “Espera um pouco, e quanto ao mecanismo quantum? Eu conheço bastante teoria física pra saber que não é bem assim. É na verdade uma teoria probabilística. Tem espaço, está perdido, não é determinante. E isso vai nos ajudar a entender a livre vontade”. Mas se olharmos em detalhes, isso não vai ajudar porque o que acontece é que você tem algumas partículas pequenas de quantum, e o comportamento delas é aparentemente meio aleatório, elas se desviam. O comportamento delas é absurdo, no sentido de serem imprevisíveis e não conseguirmos entender baseado em nada do que veio antes. É uma coisa inesperada, de acordo com a estrutura probabilística. Mas isso vai ajudar a liberdade, a nossa liberdade deve ser apenas uma questão de probabilidade? Algum desvio aleatório num sistema caótico?
Isso começa a parecer que é pior. Eu prefiro ser um mecanismo em uma máquina física e determinante do que apenas um desvio aleatório. Então não podemos ignorar o problema. Temos que encontrar espaço no ponto de vista do mundo contemporâneo para pessoas, com todos os vínculos. Não apenas corpos, mas pessoas. E isso significa tentar resolver o problema da liberdade. Encontrar espaço para escolha e responsabilidade. E tentar entender a individualidade.

6 comments:

Léo Olmos said...

O texto completo é uma citação do filme Waking Life, da Fox Pictures, de 2001. A página deles é www.wakinglifemovie.com
Ele todo passa discussões de todo tipo de assunto, como essa colocada acima. É sensacional e único, inclusive pela forma que foi feito. Recomendo fortemente pra todos!

Anonymous said...

Leo_Barros diz:
por exemplo deixa eu tentar explciar
Leo_Barros diz:
eu tennho uma faca..
Leo_Barros diz:
estou com um amigo em casa. meu amigo a anos.
Leo_Barros diz:
eu pego a faca e enfio no olho dele...
Léo Olmos (-5) diz:
sim
Leo_Barros diz:
sem motivo nenhum .. so pego a faca e enfio.. ou pulo pela janela
Leo_Barros diz:
vai me dizer q isso foi motivado por algo quimico.. q acionou algo fisico.. do nada?
Léo Olmos (-5) diz:
nao cara! q as particulas atomicas sao aleatorias
Leo_Barros diz:
ou entao.. vc tem a vontade de matar alguem e nao mata...
Léo Olmos (-5) diz:
mas entao... q tem esse lado
Leo_Barros diz:
ahh entao pode vir algo aleatorio e fazer eu matar?
Léo Olmos (-5) diz:
mas no final ele fala.. q a gte tem q pensar na responsabilidade e tal
Leo_Barros diz:
sim sim .. fatores externos.. o direito.. a lei
Leo_Barros diz:
huahuahuhua a etica a moral
Léo Olmos (-5) diz:
é velho.. tanto pensar qdo fazer sao particulas eletricas
Leo_Barros diz:
q te impede de fazer algumas cosias q sua vontade livre.. seu free will gostaria de fazer
Leo_Barros diz:
e quem controla essas particulas eletricas?
Leo_Barros diz:
.. a vontade.. tudo se resume a vontadee...
Leo_Barros diz:
eu tenho vontade de beber agua.. eu bebo.. mas ai tem o lado q meu corpo.. precisa de agua e faz eu ficar com sede..
Leo_Barros diz:
e mesmo sem querer beber agua.. eu preciso beber..
Léo Olmos (-5) diz:
velho sério
Leo_Barros diz:
mas se eu fizer grevee?
Léo Olmos (-5) diz:
agregaria bem mais pra todo mundo se vc colocasse isso como comentário
Leo_Barros diz:
e nao beber a agua? mesmo necessitando.. mesmo precisando dela..

Anonymous said...

Vai FeO, faltou completar a teoria

Anonymous said...

uauahahua o olmos pediu pra eu esrcver um comentario sobre isso.. mas eu tenho prova de direito do trabalho amnha.. a teoria é longa
entao fica ai só a ideia ...
dpois quem sabe termino ahuahuhuahua

Anonymous said...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

Anonymous said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»