February 13, 2006

Evolução de Darwin

Eu queria entender direito esse esquema todo do Darwin. Entendo a lógica e tal, faz bastante sentido. Mas questiono alguns detalhes que pra mim não fazem tanto sentido.
Acompanhem comigo por favor. A teoria diz que primeiro surgiram os seres unicelulares, daí bicelulares e daí pluricelulares. Então evoluíram pros seres invertebrados. E esses seres se trasformaram nos peixes, os peixes começaram a criar perninhas e não precisar respirar na água. Anfíbios. Os anfíbios evoluíram e daí não precisavam mais ovular dentro da água. Répteis. E os répteis criaram sangue quente, e partiram pra dois novos reinos, as aves e os mamíferos. E os mamíferos foram evoluindo até chegar nos seres mais evoluídos que conhecemos: os seres humanos.
Em primeiro lugar preciso colocar que não sei se estou certo com relação a algumas afirmações que fiz acima. É, pelo que lembro que aprendi era assim a teoria. Claro que alguns trâmites evolutivos não foram citados, mas isso não é o importante se eu deixei faltando. Vamos às minhas dúvidas.
Se o peixe evolui pra anfíbio (e etc), então é porque o anfíbio é um ser mais avançado, resiste mais e tal. Mas então por que ainda existem peixes no mundo? Qual é o sentido? Por que não só anfíbios porra? E não vale responder que é pra servir de comida. Porque aí o argumento estaria mais ligado a uma possível força superior do que ao nosso querido Darwin. Quero a resposta dentro da teoria evolutiva.
Outra. Eu disse acima que os répteis evoluiram pra aves e pra mamíferos. Nesse caso específico, por que a evolução cai na cadeia alimentar? Quero dizer o seguinte: por que um jacaré evoluiria pra um flamingo ou mesmo pra um búfalo? Por que? Porque eu vou evoluir pra algum animal que pode ser destroçado pelo que meus antecedentes já foram? Pra que isso, eles são burros ou o que?
E a terceira, que tem a ver com a de cima. Os seres humanos. Qual é o ponto desses caras? Os que nós temos de tão especial? Não temos super-venenos hiper fortes, não temos garras, não temos bicos, nem asas, nem velocidade, nem rabo etc. Não temos nada disso que claramente está ligado à sobrevivência. E aquele que é mais apto é o que sobrevive, portanto é o mais propenso a sobreviver e então evoluir. Então por que somos os mais evoluídos? Tá, temos o cérebro. Tudo bem, naquela ordem que eu escrevi acima, o cérebro é também algo que vai aumentando de reino pra reino. Até chegar em nós. A conclusão é que nada dessas ferramentas fenomenais que vemos nos programas de animais não são nada comparadas ao cérebro? Porra, põe o Einstein na selva e veja como ele se vira? Quero ver ele durar mais de duas horas naquela porra!
Por isso que digo que segundo a teoria da evolução isso não faz muito sentido. Sério, alguém explica?

1 comment:

Léo Olmos said...

Uma coisa que eu não coloquei de propósto no post, pq por mais que seja legal ser grando o texto, sim, gera MENOS comentários. bom, imagina um cara que fica sentado a vida inteira. As pernas atrofiam, pelo menos sempre escutei isso. Certo? E assim é o processo evolutivo, o corpo cresce ou diminui de acordo com a necessidade de cada ser. MAS aí entra um problema. NÓS NÃO MUDAMOS NOSSOS GENES PORRA! Não importa o que fazemos. Então como funciona evoluir indo de geração pra geração? Se o gene não muda..
Por exemplo, se eu tomo finaserida todo dia e penteio o cabelo que nem uma puta todo dia, não faz diferença! Meu filho vai ter problemas com calvice do mesmo jeito. Assim como se eu forçar a vista ou mesmo fizer operação pra miopia, meu filho vai ter propensao a ter a minha miopia.
Entenderam? Não se muda o gene po, por mais que você por si só cresça e evolua.